Estamos acostumados a ver e não a compreender. Esse talvez, seja um dos maiores problemas do counter-strike no Brasil. Observando o mirc tive a oportunidade de notar a busca pelo conhecimento dos jogadores que compõe essa bela comunidade. Que muito deseja e pouco faz. Muitos comentários, soluções perfeitas, pena que inviáveis. Como é bom ter tudo pronto, saber o que fazer nos momentos mais difíceis. Uma flash condena um jogador, mas alguém sabe o que se passava no momento?
Com o intuito de apresentar soluções viáveis e criar argumentos nos quais possamos crescer apresento esta matéria.
Primeiro tópico de muitos que gostaria de discutir: CS é ou não é um esporte?
Esporte. [Do ingl. sport.] S. m. 1. O conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipes; desporte, desporto: Tem a paixão do esporte . 2. Qualquer desses exercícios; desporte, desporto: O seu único esporte é o remo; Não cultiva nenhum esporte. 3. Entretenimento, entretenimento; prazer: Riquíssimo, trabalha apenas como esporte.
Quando se fala de esportes a primeira pergunta que vem a mente é: se um esporte precisa envolver esforço físico, como cs pode ser considerado esporte, se ele é eletrônico?
Acho que está ai a primeira lição de hoje. Não devemos levar ao pé da letra tudo. Devemos parar de ver só o que interessa. Por que alguém chamaria algo, que para muitos, é classificado como sedentarismo, de o novo esporte do futuro? Não existe razão, não é mesmo? Mas por qual objetivo o homem começou a praticar esportes? Para desenvolver alguma área especifica de seu corpo ou mente, para treinar e superar seus limites, por entretenimento e por prazer. E não é essa a rotina dos jogadores de cs? Claro que sim, e é por isso que nós o chamamos de esporte virtual, ou esporte eletrônico. Meus caros leitores vamos quebrar paradigmas, não nos deixemos ser manipulados por idéias que às vezes fazem nossos maiores sonhos serem destruídos. O quão duro é ser tachado de nerd, de perder nosso tempo com algo inútil. Será mesmo inútil? Será que somos sedentários, garotos rebeldes, ou futuro @ net do Brasil? Vocês acreditam que são apenas isso?
Galera, quem muito fala pouco entende. Quem dera se as grandes empresas soubessem o que um jovem aprende jogando. Não é apenas lazer, é saber administrar uma equipe, é conseguir patrocínios. O melhor estágio possível. Quem dera se as empresas soubessem os profissionais que vão ter no futuro. Eu devo dar graças ao esporte eletrônico, por que conheci pessoas que puderam fazer a diferença na minha vida, comecei a ver além do jogo, ver a rotina, o que acontece fora dos “gramados”. Tive a chance de conhecer pessoas maravilhosas em viagens, e que até hoje são meus amigos. E venho perguntar a vocês, como nós deixamos nossa comunidade ser tão prejudicada com comentários? Por que nós não nos apoiamos?
Veja o esporte eletrônico, os games, o cs, seu time, como uma forma de aprendizado. Vencer é muito importante, como perder também. Saber lidar com a frustração de seu grupo é fundamental. Ser um bom líder in game, e out game. Nos pequenos gestos ver os grandes atos. E acima de tudo, criticar com princípios, argumentar, não serem manipulados por idéias de baixo valor intelectual. Pessoas que convivem harmoniosamente bem com outras sem nunca as ter visto, têm uma característica muito positiva para o mundo dos negócios. Não importa se seu prazer, se seu cs, se seu time irá para a CPL, aproveite esse tempo para crescer. Criar tópicos de opinião não é legal, criar tópicos com sua opinião é fundamental. Mas o que é opinião? É ver algo mais, não é apenas especular. Não criemos utopias, não nos levemos à opinião medíocre. Pergunte sempre o porquê das coisas. Jogador é ruim, mas está em um time bom? Por que ele está lá?
A vida não é sorte, ninguém chega a lugar algum por sorte. A vida é trabalho, aprendizado, entretenimento. Não devemos jamais desperdiçar uma vida social para jogar. Saber dividir seu tempo é fundamental: estabeleça horários para seu dia. Mostre aos outros, aos seus pais, como o cs o tem ajudado a desenvolver vários aspectos da sua vida. Mostre que você não é um garoto que só sabe jogar cs, mostre o argumento dos fóruns na vida real. Questione com integridade. Não participe do faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.
Creio que a partir do momento que a comunidade perceber o que eu estou dizendo, todos crescerão. Teremos uma comunidade que pensa mais e que reproduz menos. Teremos a evolução. Não apenas viva, comece a entender o porquê da vida. Saiba fazer paralelos do jogo com a vida, organize seu time e seu dia. Faça horários e metas. Preocupe-se com a vida pessoal dos jogadores de seu time. Uma equipe unida vence qualquer obstáculo. Comece a ver o seu time como sua primeira empresa. E você será um grande homem no que decidir fazer.
Paulo André Lau
quinta-feira, outubro 13, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário